Firmas

O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o cartório certifica a identidade da pessoa que assinou determinado documento, trazendo segurança para quem o analisa.

Para que o reconhecimento possa ser realizado, é necessário que a pessoa interessada compareça ao cartório, munida de documento de identidade e CPF e abra um cartão de firmas. Neste cartão, o interessado lançará suas assinaturas usuais. Quando solicitado, o cartório comparará a assinatura constante do cartão do interessado com o documento apresentado. A abertura do cartão de firmas é gratuita, sendo somente sujeito a cobrança o reconhecimento da firma.

O reconhecimento de firma é feito por semelhança ou por autenticidade. Será por semelhança quando a aposição da assinatura não for feita na presença do oficial ou escrevente do cartório. Será por autenticidade quando o signatário lança sua assinatura em cartório, assinando livro próprio.

Em alguns casos, é exigido o reconhecimento de firmas por autenticidade, como, por exemplo, na transferência de veículo, na autorização de viagem de menor para o exterior sem a presença dos pais etc.

Sempre que houver um negócio, a parte poderá exigir o reconhecimento de firmas da outra, para ter a segurança necessária.

O Cartório de Registro Civil de Itatiba mantém seus cartões de firmas devidamente digitalizados, permitindo que o reconhecimento de firmas seja o mais rápido e preciso possível.